quarta-feira, março 07, 2007

Vidas adsl: O desafio de optar


O conceito ADSL é habitualmente associado à internet, à rapidez, à banda larga. Mas pode também significar «Amar Deus Sem Limites». Esta segunda opção foi apresentada pela Pastoral das Vocações em Coimbra, numa proposta destinada a ir ao encontro dos jovens e confrontá-los com uma dimensão mais profunda das suas vidas e com a necessidade de fazer opções.
Um confronto com a vocação e , com um modo de viver com rumo, procurando um sentido. Ao mesmo tempo proporcionar um contactar de perto com a vida consagrada, que procura “ser sinal de uma vida adsl”, explica o Padre Luís Miranda, Director Espiritual do Seminário de Leiria e um dos responsáveis pelo encontro.
Partindo da realidade juvenil de hoje e de uma proposta de um fim-de-semana com outros jovens, “em ambiente festivo, para se perceber a importância de fazer opções”, foi aprofundado a relação de Deus com cada um 50 participantes. “Foi a descoberta de um Deus misericordioso, próximo, atento, um Deus que em Jesus se faz nosso companheiro de viagem”, lembra o Pe. Luís Miranda.
Mas houve outro desafio. “Vencer a banalidade com a profundidade, com sentido, e por isso o conceito adsl é um apelo a que a todos, na vida de todos os dias e nos locais onde nos encontramos, amemos Deus sem limites”.
Reflexão mas também uma animada discussão pautaram o fim de semanam com o contributo de um psicóloga e com um maior contacto com as comunidades de consagrados que os acolheram, nomeadamente os institutos religiosos e de vida consagrada, seminário e a comunidade residente do Pré-seminário de Coimbra.
Também o Bispo de Coimbra se juntou a este encontro. D. Albino Cleto, presidiu a uma vigília de oração na Igreja de S. José, onde pediu aos jovens para “aprenderem com Jesus a serem servos, a serem apaixonados pela humanidade e a servi-la com o entusiasmo e irreverência das suas vidas” ao jeito de Jesus que “nos ensinou que há mais alegria em dar do que em receber”, acrescentou.
Na manhã de Domingo houve outros jovens ainda que se juntaram a esta iniciativa e que durante a manhã fizeram um peddy-paper pela alta da cidade de Coimbra que tinha como temática a questão vocacional.
D. Albino Cleto voltou a juntar-se aos participantes numa eucaristia, pedindo-lhes que “na escuta de Jesus acolhessem sem medo o seu chamamento e fossem capazes de descer da montanha para ir ao encontro dos irmãos, sobretudo dos mais pobres”.
O encontro “terminou em festa com música, teatro e alguns testemunhos de consagrados, padres e de um casal, cada um a partir da sua opção de vida, partilhou como é que a sua vida é adsl”, lembra o Pe. Luís Miranda.







in:http://agencia.ecclesia.pt/noticia_all.aspnoticiaid=43572&seccaoid=3&tipoid=13




Comments:
Passo para deixar os votos de uma Boa Festa da Páscoa.
 
Uma santa páscoa para todos
 
Tenho acoampanhado a vossa caminhada .. que o Senhor vos ampare e ajude.... força...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?